Celebrando 10 anos de YouTube
04 maio, 2015
No dia 23 de abril de 2005, fez-se história. Um vídeo de 18 segundos sobre como elefantes são legais foi gravado no zoológico de San Diego e enviado para um site de compartilhamento, até então privado, chamado YouTube.
Em maio daquele ano, o YouTube foi lançado em versão beta, antes de ser disponibilizado para o público seis meses depois. Passaram-se dez anos e aquele site se tornou a maior plataforma de vídeos da web, com uma comunidade de mais de 1 bilhão de pessoas, onde centenas de milhões de horas de vídeo são assistidas e bilhões de exibições são geradas diariamente. Além disso, é uma das maiores e mais diversas coleções de expressão individual da história.
O YouTube é um retrato da nossa cultura global, visto pelas lentes e perspectivas de pessoas do mundo todo. É um retrato criado por uma comunidade de indivíduos audaciosos e destemidos. Criado por comediantes, gamers, ativistas, artistas, músicos, professores e pregadores de peças. Criado com gatos e arco-íris e liquidificadores e ninjas e unicórnios. Foi criado com o superficial. Foi criado com o profundo. Foi criado por você.
E, depois de dez anos, você continua a redefinir a maneira como o mundo tem acesso à música, entretenimento e notícias. Como o mundo ri e como o mundo aprende. Como moldamos os eventos políticos e como nos conectamos com as coisas que amamos.
Você ajudou a transformar os criadores nos maiores nomes do entretenimento. Você deu oportunidades para que as pessoas compartilhem suas vozes e talentos, não importa de onde sejam, que idade tenham ou seu ponto de vista. Você criou um mundo onde pequenas ideias podem levar a coisas incríveis e onde coisas incríveis podem trazer pequenas alegrias para cada um de nós.
Sendo assim, em homenagem ao nosso décimo aniversário, estamos celebrando vocês, a nossa comunidade do YouTube. Cada dia, durante todo o mês de maio, vamos usar o nosso Twitter para relembrar alguns dos vídeos mais memoráveis do YouTube, do superficial ao profundo, que vocês compartilharam no YouTube nos últimos dez anos. É o YouTube de A a Z. Literalmente.