Vencendo as barreiras do conhecimento

terça-feira, junho 14, 2011 6/14/2011 05:10:00 PM

Por mais que a tecnologia tenha avançado, ainda existem muitas barreiras entre você e as respostas que procura, seja ao digitar em um teclado de difícil manuseio em um celular, seja ao aguardar que um website carregue. Hoje foi realizado um evento de mídia (link em inglês) em São Francisco no qual falamos sobre como vamos atacar essas barreiras em celulares. Também anunciamos a nossa tecnologia de visão de computador e reconhecimento de fala para desktop e demos o próximo passo para o Google Instant: Instant Pages.

A sede por conhecimento não é interrompida quando você está longe do seu computador. Ao contrário, ela continua no seu celular. Nos últimos dois anos, o tráfego da pesquisa em celulares cresceu cinco vezes. A pesquisa em celulares cresce a um ritmo similar ao do Google nos primeiros anos.



Aqui, o crescimento do tráfego da pesquisa em celulares nos últimos três anos (linha vermelha) pode ser comparado ao crescimento do tráfego da pesquisa do Google durante o mesmo intervalo de tempo (linha azul), mas no começo da nossa história.

Uma das tecnologias que impulsionam esse crescimento é o reconhecimento de fala. Com a Pesquisa por voz do Google, você não precisa digitar em uma pequena touchscreen. Basta falar o termo da sua consulta e aguardar a resposta. Investimos muita energia na melhoria da qualidade da tecnologia de reconhecimento. Um exemplo disso é que, hoje, ensinamos ao nosso sistema de Pesquisa por voz em inglês 230 bilhões de palavras de consultas reais para que possamos reconhecer com precisão as frases que as pessoas devem utilizar. Com o aumento da qualidade, o nível de utilização também disparou: somente no ano passado, o tráfego da Pesquisa por voz cresceu seis vezes e diariamente, as pessoas falam o equivalente a dois anos de conversações no nosso sistema.

Oferecemos o reconhecimento de fala primeiramente na pesquisa em celulares, mas você deve ter acesso a esse recurso poderoso onde quer que esteja. Você não precisa parar e pensar se pode ou não falar para pesquisar algo: isso deve ser intuitivo e estar disponível em todos os lugares. Portanto, adicionamos o reconhecimento de fala na pesquisa de computadores desktop para usuários do Google Chrome. Se você utiliza o Chrome, em breve verá um pequeno microfone em todas as caixas de pesquisa do Google. Basta clicar no microfone e falar o que deseja pesquisar. Isso pode ser bastante útil em pesquisas de grafia difícil, como [exceção de suspeição], ou em pesquisas complexas, como [Traduza "My Name is Jeff" para o português]. A Pesquisa por voz no desktop está em implementação no google.com em inglês, mas você já pode conferir como funciona no nosso vídeo:



A pesquisa com reconhecimento de fala começou nos celulares, assim como a pesquisa com visão de computador. Desde 2009, o Google Goggles (link em inglês) possibilita que você faça uma pesquisa ao tirar uma foto com a câmera do celular. Hoje estamos apresentando a Pesquisa por imagem para o desktop. Ao lado do microfone na página images.google.com, você também verá uma pequena câmera para o novo recurso de Pesquisa por imagem. Se clicar na câmera, você poderá enviar qualquer imagem ou inserir um endereço de uma imagem da web para que o Google descubra do que se trata. Experimente com fotos antigas de férias e tente identificar marcos importantes. A pesquisa [caminho da montanha] provavelmente não dirá onde você estava, mas a visão de computador pode ter êxito. A Pesquisa por imagem já está em implementação em quarenta idiomas no mundo inteiro. Também estamos lançando extensões do Google Chrome e do Firefox para que você possa pesquisar qualquer imagem na web ao clicar com o botão direito do mouse.



Seja ao digitar, falar ou enviar uma foto, depois de você indicar o que procura deve vasculhar os resultados e escolher um. Para agilizar, criamos no ano passado o Google Instant, que mostra os resultados da pesquisa durante a digitação. Hoje estamos anunciando que o recurso está disponível nos países da América Latina: Brasil, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Equador, República Dominicana, Uruguai, Guatemala, Costa Rica, Bolívia, El Salvador, Porto Rico, Paraguai e Honduras, além de no México e na Colômbia. A nossa estimativa é de que o Google Instant economize para você entre dois e cinco segundos a cada pesquisa comum. Mas depois de escolher o resultado e clicar, você precisa esperar até que a página carregue, o que leva, em média, por volta de cinco segundos.

Queremos que você diminua este tempo também, então demos o próximo passo para o Google Instant: Instant Pages. Com o Instant Pages, o resultado principal da pesquisa pode ficar pronto em segundo plano enquanto você escolhe em qual link vai clicar, o que economiza mais dois a cinco segundos nas pesquisas comuns. Digamos que você queira informações sobre o Smithsonian Folklife Festival, então você pesquisa [dc folklife festival]. Enquanto você vasculha os resultados para decidir qual vai escolher, o Google já está carregando o primeiro resultado da pesquisa para você. Dessa maneira, a página irá carregar instantaneamente quando você clicar.



O Instant Pages carregará os resultados em segundo plano quando estivermos confiantes de que você irá clicar neles. A boa notícia é que trabalhamos vários anos para desenvolver a nossa tecnologia de relevância, portanto, podemos prever com grande precisão quando carregar em segundo plano. Para usar o Instant Pages, você terá que fazer o download da nossa próxima versão beta do Google Chrome, que inclui o carregamento em segundo plano (para os mais aventureiros, é possível experimentar o Instant Pages hoje mesmo com a versão de desenvolvedor). É mais um passo em direção a uma web ainda mais rápida.

Para saber mais sobre as novidades de hoje, acesse o nosso novo website Inside Search no endereço www.google.com/insidesearch (link em inglês). Lá você encontrará um vídeo do evento (assim que estiver pronto), respostas a perguntas frequentes e links para outras postagens de blog sobre as notícias de hoje. O website Inside Search é o melhor lugar para encontrar dicas de pesquisa, jogos, recursos e um olhar pelos bastidores da tecnologia do Google, portanto, há muito que explorar.

Estamos longe do sonho de acesso realmente instantâneo ao conhecimento, mas estamos no caminho para ajudar você a realizá-lo.
Postar um comentário