A Pesquisa nas Redes Sociais fica internacional
19 maio, 2011
Em 2009, nós apresentamos (link em inglês), pela primeira vez, a pesquisa nas redes sociais no google.com. Tratava-se de um recurso experimental projetado para que você encontrasse informações mais relevantes sobre seus amigos e pessoas com as quais se importa. De lá para cá, temos realizado melhorias regulares (link em inglês) para conectar você com mais pessoas e resultados de web mais relevantes (link em inglês). Hoje, levamos a Pesquisa nas Redes Sociais para mais usuários em todo o mundo.
Da mesma maneira que no google.com, os resultados da pesquisa nas redes sociais em outros idiomas e domínios aparecem no meio da página de resultados do Google de acordo com sua relevância. Digamos que você procurou por informações sobre a atriz Sofia Vergara, do seriado "Modern Family". Se a sua amiga Márcia escreveu uma postagem de blog sobre ela, isso aparecerá nos primeiros resultados com uma anotação e foto da Márcia.
Os resultados da pesquisa nas redes sociais podem ser classificados em qualquer lugar da página, e você verá, embaixo, quem compartilhou o resultado na anotação
A Pesquisa nas Redes Sociais pode ajudá-lo a encontrar as páginas que os seus amigos criaram e os links que seus contatos compartilharam no Twitter e em outros sites. Se alguém conectado a você compartilhou um link publicamente, podemos mostrar isso nos seus resultados com uma anotação. Portanto, se estiver à procura de informações sobre culinária moderna e o seu colega Artur tiver compartilhado um link do site Modernist Cuisine, você verá uma anotação com uma foto do Artur embaixo do resultado. Assim, quando encontrar o Artur no escritório, você saberá que ele pode ser a pessoa certa para perguntar sobre técnicas modernas para cozinhar.
A Pesquisa social inclui links compartilhados no Twitter e outros serviços.
E como tudo isso funciona? Os resultados da pesquisa de conteúdo social ficam visíveis apenas quando você faz o login na sua Conta do Google. Se você já tiver feito isso, o Google calculará a melhor estimativa sobre que tipo de conteúdo público você pode querer ver em seus resultados. Isso inclui pessoas na sua lista do bate-papo do Gmail, seus Contatos do Google, as pessoas que você segue no Google Reader e Buzz, além das redes conectadas no seu perfil ou Conta do Google. Em redes públicas como o Twitter, o Google irá encontrar os seus amigos e verificar com quem eles estão conectados publicamente também. Você poderá ver a lista completa das pessoas incluídas nos seus resultados de pesquisa social no seu Painel do Google (essas informações são privadas). Para uma visão geral da Pesquisa nas Redes Sociais do Google, confira o vídeo explicativo:
Clique em “cc” para ver as legendas no idioma que desejar
A Pesquisa nas Redes Sociais será implementada mundialmente em 19 idiomas e deve estar disponível na próxima semana, com mais idiomas a caminho. Pessoas no mundo inteiro encontrarão resultados sociais similares aos que os norte-americanos recebem, e planejamos introduzir o recurso +1 (link em inglês) assim que possível. Com essas mudanças, queremos que você encontre as informações mais relevantes das pessoas que são importantes para você. Para saber mais sobre a Pesquisa nas Redes Sociais, confira a nossa central de ajuda.