A velocidade é importante
03 julho, 2009
No Google, coletamos dados concretos para reforçar a nossa ideia de que "a velocidade é importante" na internet. O Google faz experiências na página de resultados de pesquisa para entender a experiência de pesquisa do usuário e aprimorá-la."
Recentemente, fizemos algumas experiências para determinar como os usuários reagem quando a pesquisa na web é mais lenta. Sempre consideramos a velocidade como uma vantagem competitiva. Portanto, essa pesquisa é importante para compreender o dilema entre aumentar a velocidade e aumentar o número de recursos disponíveis. Esperamos que, ao compartilhar informações com o público, fornecermos uma também uma visão mais precisa da importância da velocidade.
A ideia de velocidade, do ponto de vista do usuário final, tem base em diversos fatores, inclusive em quão rápido os resultados de pesquisa são gerados e em quanto tempo o navegador exibe o conteúdo. Em nossas experiências inserimos uma demora proposital no servidor para representar um desses fatores: aumentar o tempo de processamento antes e enquanto os resultados são transmitidos para o navegador. Em outras palavras, tornamos a entrega dos resultados de pesquisa mais lenta intencionalmente para saber a reação dos usuários.
Sem alterar os demais fatores e com base na quantidade de pesquisas feitas, maior uso significa mais usuários satisfeitos. Nossas experiências mostraram que diminuir a velocidade da página de resultados de pesquisa entre 100 e 400 milésimos de segundos causa um impacto considerável de -0,2% a -0,6% na quantidade de pesquisas feitas pelos usuários (média obtida ao longo de quatro ou seis semanas, dependendo da experiência). Isto significa um perda de 0,2% a 0,6% no número de pesquisas para diferenças de menos de meio segundo!
Além disso, à medida que ficam mais tempo expostos à experiência, os usuários fazem cada vez menos pesquisas. Os usuários que passaram por demoras de 200 ms desde o começo da experiência fizeram 0,22% menos pesquisas nas três primeiras semanas e 0,36% menos pesquisas entre a quarta e a sexta semanas.
Da mesma forma, os usuários que passaram por demoras de 400 ms desde o começo da experiência fizeram 0,44% menos pesquisas nas três primeiras semanas e 0,76% menos pesquisas entre a quarta e a sexta semanas. Mesmo que a página volte a ser mais rápida, leva tempo até que os usuários que passaram pela demora voltem a fazer pesquisas como anteriormente. Os usuários que passaram por demoras de 400 ms durante seis semanas fizeram em média 0,21% menos pesquisas nas cinco semanas após o fim da experiência.
Embora esses valores pareçam baixos, um impacto diário de 0,5% tem consequências reais em termos da pesquisa na web do Google e, mais especificamente, em termos da maioria dos sites da internet. Como o custo de um desempenho mais lento aumenta com o tempo e tem um efeito duradouro, incentivamos os designers de sites a pensar bastante sobre incluir recursos que prejudiquem o desempenho caso o benefício do recurso não seja comprovado. Para saber mais sobre como aprimorar o desempenho do seu site, visite code.google.com/speed (em inglês). Para saber mais detalhes sobre as nossas experiências, faça o download do PDF