Hoje, desde nossa sede no Mountain View California, nos Estados Unidos, estamos apresentando a segunda edição do evento Searchology para informar nossos usuários, parceiros e clientes sobre o progresso que fizemos na pesquisa e sobre novos recursos.

(Embora as inovações apresentadas no evento estejam disponíveis apenas em Inglês, os usuários brasileiros poderão experimentar as ferramentas na página www.google.com)


O primeiro Searchology ocorreu há dois anos, quando estávamos felizes em lançar um recurso chamado "Pesquisa universal", que combinava diversos tipos de resultados (páginas da web, imagens, vídeos, livros etc.) nas páginas de resultados de pesquisa.

Desde então, a Pesquisa universal cresceu bastante, adicionando novos tipos de resultados, expandindo para novos países e acionando três vezes mais consultas do que quando foi lançada.

Mas, à medida que nossos usuários se tornam mais sofisticados, eles nos apresentam problemas mais complexos para serem resolvidos. Para encontrar uma solução para essa questão, gastamos bastante tempo pensando em como poderíamos entender melhor a grande variedade de informações disponíveis na web e conectar rapidamente os usuários à informação de que precisam naquele exato momento. Queremos ajudar os nossos usuários a encontrar informações mais úteis e fazer coisas mais úteis com elas.

Hoje estamos lançando um novo conjunto de recursos que chamamos de "Opções de Pesquisa", que são uma coleção de ferramentas que permitem que você gerencie seus resultados e gere visualizações diferentes para encontrar o que procura de forma mais rápida e fácil. As Opções de Pesquisa ajudam a responder uma pergunta difícil: que consulta devo fazer?

Digamos que você esteja procurando por discussões em fóruns sobre um produto específico, mas esteja mais interessado em discussões recentes. Não é fácil formular essa consulta, mas com as Opções de Pesquisa você pode pesquisar pelo nome do produto e aplicar as opções para filtrar os sites de fóruns e visualizar apenas os resultados da semana anterior.

Durante a reunião de nossos acionistas, na semana passada, uma mulher perguntou por que ela não conseguia organizar seus resultados por horário, com a informação mais recente aparecendo primeiro. Naquela hora, quis muito lhe dizer: “Pergunte de novo na terça-feira!”.

O painel das Opções de Pesquisa também permite a visualização dos resultados de novas maneiras. Uma visualização oferece mais informações sobre cada resultado, incluindo imagens além do texto, enquanto outras permitem que você explore e reitere suas pesquisas de maneiras diferentes.



O painel das Opções de Pesquisa é um conjunto de ferramentas que oferece novas maneiras para você interagir com a Pesquisa do Google. Planejamos incluir mais recursos inovadores e úteis no futuro.

Outro grande desafio no qual trabalhamos foi o de entender melhor as informações que os usuários recebem a partir das pesquisas. Quando os resultados da Pesquisa do Google são exibidos, como você decide qual deles oferece as melhores informações? Como o Google pode ajudar você a tomar a melhor decisão sobre onde clicar?

O conjunto de informações que retornamos com cada resultado é chamado de "snippet", e ontem anunciamos que alguns snippets ficarão mais completos. Esses "rich snippets" extraem e mostram informações mais úteis das páginas da web do que os textos que você está acostumado a ver. Por exemplo, se você está pensando em experimentar um novo restaurante e está pesquisando resenhas, os snippets completos podem incluir informações como a classificação média das resenhas, o número de resenhas e a faixa de preço do restaurante.


Nesse exemplo, você pode identificar rapidamente que o Drooling Dog Bar B Q recebeu várias resenhas positivas e, se quiser ver o que as pessoas disseram sobre o restaurante, pode clicar nesse resultado.

Não podemos fornecer esses snippets sozinhos, por isso esperamos que os editores da web nos ajudem adotando microformatos ou padrões do RDFa na linguagem de marcação de suas páginas HTML para que esses dados estruturados possam ser exibidos. Isso ajudará os usuários a entender melhor as informações exibidas nas suas páginas para que possam gastar mais tempo nessas páginas e menos tempo no Google.

Lançaremos esse recurso gradualmente para garantir que os resultados de pesquisa do Google continuem sendo de alta qualidade. Se você for um webmaster e tiver interesse em participar, acesse a página de ajuda de snippets completos para saber mais.

Esses recursos nos ajudarão a solucionar o problema da pesquisa, pois sabemos que quando você não consegue encontrar rapidamente a informação ou o conteúdo de que precisa, o problema é nosso, não seu. E é um problema com bastante margem para inovações.