Publicado por: Neste blog já apresentamos diversos produtos da Google, que você pode instalar para ter melhores resultados e experiências ao navegar: o Google Desktop, a Barra para o Firefox, o Google Notebook e diversos outros. Mas também vale a pena lembrar que; como usuário da Internet, você tem o direito de receber informações claras e completas cada vez que faz o download de um programa na rede. Isso para evitar que seus dados sejam capturados sem a sua autorização ou sem o seu conhecimento, e que seu computador receba downloads que escondem adwares, spywares ou qualquer outro software não desejado, que alguns aplicativos instalam automaticamente, sem que você saiba.

No Google somos contra todos esses softwares não autorizados, que são conhecidos de modo geral como badware. Uma das nossas primeiras ações no combate ao badware foi planejar e seguir seis princípios, os mesmo que também propomos que sejam postos em prática pelos nossos parceiros comerciais. Acreditamos que estas são as premissas básicas que um software útil e funcional deve cumprir para melhorar a experiência do usuário, em vez de prejudicá-la.

Mas como sempre, queremos escutá-lo. Caso tenha comentários ou sugestões para otimizar a distribuição dos nossos softwares, escreva-nos neste e-mail: software-principles@google.com.

E, sem mais demora, aqui estão os nossos princípios:

1. Instalação. Nenhum programa deve ser instalado sem o seu conhecimento. Se um aplicativo vai ser instalado em seu computador, você deve ser notificado de maneira clara, para que possa decidir se quer continuar ou não.
2. Informação clara. O aplicativo deve indicar precisamente quais são suas funções. Se os fornecedores do aplicativo ganham dinheiro para lhe mostrar anúncios, também devem informá-lo.
3. Fácil desinstalação. O processo para excluir ou desativar um aplicativo deve ser claro e acessível, para que você possa eliminá-lo de seu computador no momento que quiser.
4. Funcionamento claro. Se um programa modifica a sua forma de usar o computador, ele deve indicar como e porque isso acontece.
5. Snooping (bisbilhotar) ou coleta de dados. Se um programa coleta dados para fornecer a terceiros, você deve ser informado. De fato, essa classe de aplicativos deve contar com uma seção de políticas de privacidade, que lhe informem para onde são enviados os seus dados e como eles são manipulados.
6. Ficar em boa companhia. Os fornecedores de software devem se assegurar de que todos os seus aplicativos cumpram com os requisitos anteriores e devem evitar que, junto com seus programas, sejam instalados softwares que possam capturar dados dos usuários sem que eles o saibam ou sejam enviados aplicativos não desejados.

No Google nos apegamos a estes princípios e apoiamos os esforços de organizações como a StopBadware, que promovem experiências de qualidade na Internet. Assim, na próxima vez que fizer o download de alguma de nossas ferramentas, pode ficar tranqüilo.