O Google co-patrocinou dois eventos que discutiram, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as novas tecnologias que permitirão que a indústria editorial se transforme nas próximas décadas. Nos encontros, chamados de “O Futuro do Livro”, nos juntamos a membros da indústria editorial brasileira, com o auxílio de importantes entidades, como a Câmara Brasileira do Livro (CBL), e de publicações como a revista Época. O evento não poderia ter sido mais internacional. Eu estava acompanhado pelo famoso Jack London (fundador do Armazém Digital), Helio Gurowitz (editor da revista Época), Richard Uribe da Colômbia (subdiretor do CERLALC-UNESCO) e Reagan Brown dos Estados Unidos (diretor da editora McGraw-Hill).

Um dos tópicos mais interessantes da conversa foi a discussão sobre a questão dos direitos autorais quando novos modelos digitais estiverem disponíveis, e como aumentar a visibilidade e a exportação de livros brasileiros. Entre tantos assuntos, nós também falamos sobre o Google Book Search, que como alguns de vocês sabem, é o nosso programa para colaborar com editoras para indexar o conteúdo de livros do mundo todo e torná-los ‘buscáveis’ no Google. Isso permite que usuários encontrem e leiam online algumas páginas de livros que contenham a palavra buscada e decidam se querem comprá-lo ou reservá-lo em uma biblioteca.

Temos o prazer de anunciar a disponibilidade do Google Pesquisa de Livros Brasil. O número de livros indexados no país está crescendo, e esperamos contar com o suporte da comunidade editorial brasileira, bibliotecas e associações para criar uma grande coleção que coloque brasileiros e pessoas do mundo todo em contato com livros que irão adorar.

O lançamento no Brasil coincidiu com uma nova e empolgante ferramenta do programa. Agora os usuários podem fazer o download de arquivos em PDF de alguns livros que não são protegidos por direitos autorais. Isso inclui um bom número de obras brasileiras, como, por exemplo.

Estamos empolgados com essas novas possibilidades e convencidos de que será um passo importante para nossos usuários no Brasil o fato de terem acesso a um conteúdo de valor inestimável.