Google Spreadsheets – compartilhar dados ficou mais fácil
30 agosto, 2006
Quem trabalha com um grupo de pessoas ou gerencia um projeto sabe que é importante compartilhar dados de maneira rápida. Uma das ferramentas que considero úteis nessa tarefa são as planilhas do Google Spreadsheets, que múltiplos usuários podem utilizar ao mesmo tempo. Este produto do Google acabou de ser lançado através do Google Labs e está em uma versão experimental. Porém, apesar das eventuais instabilidades, ainda vale a pena conferir. Até porque os seus comentários serão de vital importância para que nossos engenheiros melhorem este aplicativo.
A capacidade de compartilhar as planílhas é o diferencial do Google Spreasheet. Como cada planilha fica disponível online, e não armazenada no HD do seu computador pessoal, várias pessoas podem adicionar ou editar dados a qualquer momento e a partir de computadores diferentes. Após nomear e salvar sua planilha, você convida outras pessoas para acessá-la. Para isso, basta enviar a elas um e-mail e selecionar o nível de acesso de cada uma: editores ou visitantes. Quando duas ou mais pessoas utilizam uma planilha ao mesmo tempo, um chat incorporado a ela permite que se comuniquem.
O Google Spreadsheet agrega muitos recursos das planilhas eletrônicas mais usadas, como a possibilidade de inserir fórmulas, ordenar dados e criar estatísticas. Você pode ainda importar planilhas previamente criadas nos formatos CSV or XLS. Também pode salvar as planilhas que você cria nos formatos CSV, XLS e HTML.
Uma grande vantagem desse tipo de ferramenta é a economia de tempo, porque você não precisa salvar planilhas e enviá-las como anexos de e-mail a várias pessoas, já que elas podem vê-las e editá-las online. O Google Spreadsheet é um projeto experimental, mas mesmo assim foi considerada uma das ferramentas mais úteis segundo uma recente avaliação realizada entre leitores e colaboradores da revista americana Time. Então, você quer experimentar? Basta criar as suas planilhas agora!