US$ 1 milhão para financiar pesquisas sobre ciência da computação na América Latina
01 junho, 2015
O Google, muitos dizem, é como uma universidade. Não é apenas porque as pessoas se vestem casualmente, jogam videogames e aprendem algo novo a cada dia, mas especialmente porque dedicamos muita energia a pesquisas envolvendo uma vasta gama de assuntos. Se fazemos bastante pesquisa e desenvolvimento "dentro de casa", também mantemos vínculos fortes no mundo inteiro com instituições acadêmicas que buscam descobertas inovadoras e novos conhecimentos em áreas essenciais e relevantes para a nossa missão.
Hoje, estamos expandindo ainda mais essas iniciativas de apoio com o lançamento do programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina (Google Research Awards Latin America), com investimentos totais de US$ 1 milhão nos próximos dois a três anos para financiar pesquisadores da ciência da computação. A iniciativa segue um programa-piloto lançado no Brasil em 2013, por meio do qual o Google apoiou cinco pesquisadores. Agora estamos expandindo o programa para cientistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
As bolsas serão concedidas a professores e alunos de mestrado e doutorado que desenvolvem pesquisas avançadas em áreas de interesse para o Google e a comunidade científica. Os campos de pesquisa contemplados nesta edição são:
- Geo/mapas
- Interação entre humanos e computadores
- Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica)
- Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes)
- Aprendizado de máquinas (machine learning) e mineração de dados (data mining)
- Dispositivos móveis
- Processamento natural de línguas
- Interfaces físicas e experiências imersivas
- Privacidade
Mais informações sobre o programa e instruções sobre como se inscrever podem ser encontradas no endereço g.co/ResearchAwardsLatinAmerica. O prazo final para as inscrições é 06 de julho de 2015.
O programa Bolsas de Pesquisas Google faz parte de uma iniciativa global. Na região, será liderado pelo Centro de Engenharia do Google na América Latina, localizado em Belo Horizonte. A aproximação entre a academia e o setor privado é importante para impulsionar um ecossistema forte de inovação e esperamos que o novo programa de bolsas para a América Latina ajude a incentivar a pesquisa acadêmica, a inovação na internet e o empreendedorismo na região, enquanto estreita a nossa relação com a vibrante comunidade acadêmica.
Postado por Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina