Feliz terceiro aniversário, Google Chrome!
01 setembro, 2011
Chegamos novamente àquela época do ano em que nós, da equipe do Chrome, fazemos uma pausa no nosso aniversário para refletirmos sobre esse incrível período de existência da web. É difícil de acreditar que já se passaram três anos do lançamento do nosso navegador da web de código aberto, o Google Chrome.
Nesse tempo, a comunidade web continuou a nos inspirar, levando o poder da web para todos os tipos de aplicativos e experiências. Todos os navegadores modernos avançaram bastante em termos de velocidade, simplicidade e segurança. Para homenagear a grandeza da web, criamos um infográfico interativo que mostra a evolução dos navegadores e das principais tecnologias da web:

(A evolução da web, com agradecimentos aos nossos amigos da Hyperakt, Vizzuality, mgmt design e GOOD)
Eis alguns dos destaques dos últimos 12 meses na plataforma Google Chrome:
Muito mais rápido
- Demos início ao ano do coelho (link em inglês) com uma nova infraestrutura de compilação para o V8 JavaScript, codinome “Crankshaft” (link em inglês), que melhora o desempenho do JavaScript em até 66%.
- A nova interface das configurações (vídeo em inglês) do Google Chrome ajuda você a encontrar rapidamente os ajustes certos com uma caixa de pesquisa integrada. E ainda oferece links diretos a cada página de configurações, que podem ser copiados e colados para fácil solução de problemas.
- A omnibox foi aprimorada para sugerir resultados parciais melhores de nomes de páginas e URLs. Você tem a opção de ativar o recurso Instant do Chrome, que exibe o conteúdo relevante na janela do navegador enquanto você digita, antes de pressionar Enter.
- A tecnologia de pré-renderização (link em inglês) embutida no Google Chrome possibilita que os sites criem experiências ainda mais rápidas para os usuários, como as Instant Pages na pesquisa do Google Search que, em alguns casos, podem fazer com que os resultados de pesquisa pareçam carregar quase instantaneamente (vídeo em inglês).
Mais simples e acessível
- O Google Chrome suporta vários leitores populares de tela, como JAWS (link em inglês), NVDA (link em inglês) e VoiceOver, para ajudar pessoas com deficiência visual a ter uma experiência melhor na web.
- A visualização de impressão, um recurso muito solicitado (link em inglês), utiliza o leitor de PDF embutido do Chrome para a exibição, além de possibilitar que você salve qualquer página da web em um conveniente arquivo PDF com a opção “Imprimir em PDF”. O ícone do Google Chrome, com um visual mais simples, incorpora o espírito do Chrome, de leveza e facilidade para todos.
Uma plataforma ainda mais segura
- O nosso leitor de PDF em sandbox e integrado possibilita a visualização de arquivos PDF na web sem a necessidade de instalação de software adicional. Além disso, criamos uma camada adicional de segurança em volta do leitor de PDF chamada “sandbox” para ajudar a proteger você contra ataques direcionados a arquivos PDF.
- O Adobe Flash Player funciona em sandbox no Windows (link em inglês), aumentando ainda mais a sua segurança contra ataques e malwares direcionados ao conteúdo em Flash na web.
- A nossa tecnologia de Navegação segura foi aprimorada para que o Chrome avise antes que você faça o download de alguns tipos de arquivos maliciosos (link em inglês). Para proteger a sua privacidade (link em inglês), o conteúdo malicioso é detectado sem que o Chrome ou o Google jamais tenha que saber os endereços que você visitou ou os arquivos que você transferiu.
- Para oferecer maior transparência e controle sobre os dados que os websites armazenam nos seus computadores, o Google Chrome possibilita que você remova objetos compartilhados localmente ou LSOs (link em inglês) criados pelo Adobe Flash Player por meio das janelas de configuração do navegador (link em inglês).
Uau, uma web moderna!
- A Chrome Web Store é um mercado aberto no qual você pode pesquisar e descobrir novos aplicativos da web, gratuitos e pagos, além de classificações e avaliações. Os desenvolvedores podem adicionar pagamentos dentro do aplicativo a uma taxa fixa de transação de 5%.
- O Google Chrome suporta o WebGL, que leva gráficos 3D acelerados por hardware ao navegador sem a necessidade de instalação de software adicional. Para ter um gostinho do que o WebGL pode fazer, confira “3 Dreams of Black” (link em inglês), uma experiência de música em 3D para o navegador da web.
- O suporte do Chrome para a API de voz em HTML (link em inglês) possibilita que os desenvolvedores deem aos aplicativos da web a capacidade de transcrever a sua voz para texto. Faça um teste no www.google.com clicando no ícone do microfone na caixa de pesquisa. A CSS 3D (link em inglês) possibilita experiências mais modernas em páginas da web e em aplicativos que utilizem efeitos em 3D.
Um modelo mais simples e novo para computação
- O Chrome está pronto para uso corporativo (link em inglês), com um instalador MSI e suporte para políticas de grupos gerenciados. Muitas organizações, como Vanguard e Proctor & Gamble, implementaram com sucesso o Google Chrome para milhares de usuários em ambiente corporativo. Em julho, os Chromebooks já estavam disponíveis para compra (site em inglês) em oito países: EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda e Coreia do Sul. Da mesma maneira que o Google Chrome, o Chromebook sempre melhora (link em inglês). Ao ser ligado, seu Chromebook atualiza-se automaticamente: você recebe a melhor e mais recente versão do sistema operacional sem ter que se preocupar com isso.
- E há muito mais por vir. Fique de olho no blog do Chrome (link em inglês) para saber sobre novos recursos e melhorias de desempenho. Nós continuamos lançando atualizações de versão estável a cada seis semanas (link em inglês). Como sempre, tanto para o Google Chrome quanto para os Chromebooks, você receberá automaticamente as novas versões assim que forem lançadas.